Nesta terceira matéria da série que mostra detalhes interessantes dos caças F-5EM da FAB, o foco está nas antenas do RWR (Radar Warning Receiver – receptor de alerta radar). O RWR serve para captar emissões de radar externas ao caça, alertando seu sistema de contramedidas e o piloto de que a aeronave está sendo “iluminada” por outro radar – que pode ser de um outro caça, de uma estação em terra ou mesmo de um míssil guiado por radar ativo.
Na foto do alto da matéria, pode-se ver à esquerda uma das antenas instaladas no nariz do F-5EM (em formato aerodinâmico de gota de lágrima), próxima ao radome e ao cano do canhão de 20mm. São duas antenas, uma de cada lado, cobrindo os quadrantes frontais esquerdo e direito. Esse tipo de equipamento só foi instalado nos F-5 da FAB após a modernização, mas já era visto em caças F-5 de outros países em fotos com mais de uma década, em aeronaves que apenas foram atualizadas com o sistema, sem modernizações profundas – ou seja, é um equipamento de grande importância que há muito tempo, sem grandes dificuldades técnicas, já poderia fazer parte dos F-5 da FAB. Mas antes tarde do que nunca. Pelo lado positivo, as antenas dos F-5EM da FAB estão conectadas a um sistema de alerta radar bem mais sofisticado e integrado aos computadores de missão da aeronave do que sistemas anteriores desse tipo, presentes anteriormente em caças F-5 de outros países.
Vê-se também, em vermelho, o material selante aplicado às juntas dessa estrutura. Na foto da esquerda pode-se ver ainda instalados alguns equipamentos que já haviam sido retirados do berço da foto da direita.
Em desenhos “raio-x” (cutaway) do F-5, essa região costuma mostrar a instalação do gerador e da caixa de engrenagens dos equipamentos acessórios do motor.
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