Estamos chegando às últimas matérias desta série que mostra o trabalho do Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP) que, no “Domingo Aéreo 2011″ realizado em 16 de outubro, permitiu que o público conhecesse muito mais as suas instalações do que em anos anteriores.
Na foto logo abaixo, pode-se ver a parte ventral da fuselagem de um dos caças F-5 adquiridos usados na Jordânia, tendo ao fundo uma parte da oficina do “Hangar Major Santos” (Hangar 3) onde os F-5 da FAB são desmontados, revisados e remontados.
A imagem simboliza o fato de que o PAMA-SP ainda terá muito trabalho pela frente para colocar os oito monopostos (F-5E) na mesma situação dos três bipostos (F-5F) que já mostramos deste lote de onze caças “ex-jordanianos”. Mas também simboliza que, ao mesmo tempo, a organização dispõe das máquinas novas e antigas que realizam esse trabalho, além de pessoal (também incluindo recém-chegados e veteranos) capacitado para operá-las.
Mas um dos “ex-jordanianos”,especialmente, mostra que está num estágio mais avançado do processo de revisão. Trazendo sua provável futura matrícula na FAB es crita na área da cabine (4878) , esse F-5E está do outro lado do hangar e já aparece com sua pintura debastada e praticamente todos os componentes retirados da célula, como se pode ver nas imagens abaixo.
Percebe-se então a dimensão do trabalho que o PAMA-SP tem pela frente com os caças comprados da Jordânia, trabalho que se soma às grandes inspeções dos atuais F-5 da FAB, o que inclui não só revisar componentes, mas também produzir peças novas e recuperar antigas para a instalação nos caças. Parte dessa atividade é o que estamos mostrando nesta matéria, complementando o que já vimos nas anteriores.
No conjunto de seis fotos abaixo, pode-se ver algumas das máquinas empregadas na produção de novas peças de reposição para os caças. É bom lembrar que o tipo de revisão realizada é nível parque, ou industrial. Logo, é de se esperar encontrar maquinário industrial no PAMA-SP. A primeira imagem (superior esquerda) mostra uma máquina fresadora, que faz a usinagem automática em um bloco de metal, conforme o desenho programado em seu sistema digital. Na imagem seguinte, à direita, vê-se uma peça sendo usinada em outra máquina semelhante, com o emprego de líquido para a refrigeração do corte no metal. Mais abaixo, na foto central esquerda, são vistas várias peças fabricadas ou recuperadas, sendo que, mais à direita da imagem, pode-se ver exatamente a peça que estava sendo usinada pela máquina. Ainda nessa foto, de cima para baixo, vê-se um exemplo de bloco de metal cortado, a peça quase pronta e, por fim, a peça acabada, com todas as furações e a pintura “primer” (esverdeada) já aplicada. As demais fotos mostram outras peças que são recuperadas ou fabricadas no PAMA-SP (e não só para o F-5).
Você conseguiria identificar essas partes?
Nenhum comentário:
Postar um comentário