sexta-feira, 23 de setembro de 2011

F-5EM: Dispositivo do HMD, entre outros detalhes interresantes.


Inauguramos esta série de matérias voltadas aos detalhes do F-5EM, avião que é a espinha dorsal da Aviação de Caça da FAB, mostrando um equipamento que nem sempre é visto em fotos da aeronave.

Trata-se do dispositivo fixado na parte interior da cobertura transparente do canopi, o qual denuncia que o caça emprega um HMD (Helmet Mounted Display – visor / mira montada no capacete).
Usualmente, esse tipo de dispositivo interage com o HMD para determinar exatamente a posição da cabeça do piloto (ou seja, para onde ele está olhando), por meios magnéticos. O HMD permite utilizar todo o potencial de mísseis como o Python IV israelense no F-5EM, de modo que o piloto possa designar um alvo fora da linha de visada do míssil (por exemplo, no quadrante traseiro), utilizando a mira em seu visor. O míssil é lançado e segue para a direção que o piloto indicou no momento do disparo, apontando então a sua cabeça de busca para o alvo para então ser guiado pelos seus próprios meios (o chamado modo LOAL: Lock On After Launch – travamento após o lançamento).

O futuro desse tipo de equipamento aponta para novas tecnologias como as incorporadas ao F-35, cujo capacete funciona como um impressionante HUD (Head Up Display – visor ao nível dos olhos) virtual, fornecendo informação de alvos, capacidade “look-shoot”, visão noturna e vídeo projetados no visor, com capacidade de projetar imagens que virtualmente  “atravessam” o piso do caça (geradas a partir de sensores da aeronave).

Voltando ao equipamento mais “simples” do nosso F-5EM (comparado ao que deverá operar no F-35), a grande vantagem que o HMD traz é que o caça não precisa “apontar o nariz” para o alvo que quer atingir (ou ao menos para um “cone” imaginário ditado pela capacidade da cabeça de busca do míssil apontar para um alvo), o que é uma grande vantagem num combate dentro do alcance visual.

Além desse dispositivo do HMD, outros detalhes interessantes podem ser vistos nas fotos, como a parte traseira da cabine, o apoio de cabeça do assento ejetável e o mecanismo de abertura do canopi.
E não podia faltar nesta sequência, que mostra a área da cabine de um dos caças expostos no recente “Portões Abertos” da Base Aérea de São Paulo, o painel com telas multifunção do F-5EM. Nas duas últimas fotos desta matéria, podem ser vistos os detalhes do painel, o HUD, além dos diversos botões do manche que, em conjunto com outros botões instalados na manete dos motores, controla várias funções do caça para que o piloto mantenha suas mãos nesses comandos, dentro do conceito HOTAS (Hands On Throttle and Stick – mãos na manete e no manche).

Clique nas imagens para ampliar, observe todos os detalhes, pergunte o que não sabe para outros leitores, explique o que já conhece e aproveite esta série para conhecer mais profundamente o caça que, por muitos anos ainda, deverá ser a espinha dorsal da primeira linha da FAB.

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