Inauguramos esta série de matérias voltadas aos detalhes do F-5EM, avião que é a espinha dorsal da Aviação de Caça da FAB, mostrando um equipamento que nem sempre é visto em fotos da aeronave.
Trata-se do dispositivo fixado na parte interior da cobertura transparente do canopi, o qual denuncia que o caça emprega um HMD (Helmet Mounted Display – visor / mira montada no capacete).
O futuro desse tipo de equipamento aponta para novas tecnologias como as incorporadas ao F-35, cujo capacete funciona como um impressionante HUD (Head Up Display – visor ao nível dos olhos) virtual, fornecendo informação de alvos, capacidade “look-shoot”, visão noturna e vídeo projetados no visor, com capacidade de projetar imagens que virtualmente “atravessam” o piso do caça (geradas a partir de sensores da aeronave).
Voltando ao equipamento mais “simples” do nosso F-5EM (comparado ao que deverá operar no F-35), a grande vantagem que o HMD traz é que o caça não precisa “apontar o nariz” para o alvo que quer atingir (ou ao menos para um “cone” imaginário ditado pela capacidade da cabeça de busca do míssil apontar para um alvo), o que é uma grande vantagem num combate dentro do alcance visual.
Além desse dispositivo do HMD, outros detalhes interessantes podem ser vistos nas fotos, como a parte traseira da cabine, o apoio de cabeça do assento ejetável e o mecanismo de abertura do canopi.
Clique nas imagens para ampliar, observe todos os detalhes, pergunte o que não sabe para outros leitores, explique o que já conhece e aproveite esta série para conhecer mais profundamente o caça que, por muitos anos ainda, deverá ser a espinha dorsal da primeira linha da FAB.
Nenhum comentário:
Postar um comentário