Conforme divulgado por alguns meios de comunicação na noite desta quinta-feira, 4 de agosto, o ex-ministro da Relações Exteriores do governo Lula, Celso Amorim, substituirá o atual Ministro da Defesa, Nelson Jobim.
A substituição trará mudanças significativas para a administração do ministério e alguns programas de modernização das Forças Armadas podem seguir rumos distintos dos atuais.
No caso do programa F-X2 da FAB, que visa a escolha de um novo caça para o país para substituir todos os atuais vetores de alta performance, aparentemente nada mudará. Não haverá mudanças porque, assim como Nelson Jobim, Amorim também é favorável à escolha do Rafale, produzido pela francesa Dassault.
Jobim nunca escondeu sua preferência pelo caças francês. Em diversas entrevistas deixou isso claro.
Amorim, no entanto, nunca tratou o assunto de forma tão aberta como Jobim, mas sempre deu a entender que a caça francês era o seu preferido.
Em recente entrevista dada ao programa Roda Vida, da TV Cultura, Jobim foi novamente questionado sobre o anúncio da escolha do Rafale durante as comemorações do 7 de setembro no ano de 2009.
Naquela oportunidade o presidente francês Nicolas Sarkozy encontrava-se no Brasil acompanhando as
festividades. Sobre o episódio, Jobim disse que “o ministro Amorim é que fez uma referência de que a pretensão era em relação ao Rafale”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário