domingo, 23 de janeiro de 2011

Viagem ao futuro com o FX-2 e FX-3!

  • 2010 – é anunciado oficialmente o vencedor do programa F-X2, iniciando-se as tratativas e assinaturas de contrato, para um primeiro lote de 36 aeronaves, divididas em sub-lotes menores.
  • 2010 / 2011 – com a assinatura de todos os contratos referentes ao F-X2, a adaptação do projeto às necessidades da FAB e a cooperação industrial são iniciadas.
  • 2012 - paralelamente, iniciam-se / aprofundam-se os estudos dos requisitos técnico-operacionais para uma aeronave de 5ª geração.
f-2000c fab

  • 2014/2015 – baixa dos Mirage 2000 (F-2000) e recebimento, em seu lugar, do primeiro sub-lote de F-X2. A produção e montagem dos sub-lotes seguintes deste primeiro lote de 36 aeronaves ganha impulso. Contrata-se um segundo lote de 36 aviões. Com a experiência advinda da operação inicial do F-X2, iniciam-se os estudos para a aquisição de um lote de jatos de treinamento / conversão para a primeira linha (ou Lead-In- Fighter-Trainer – LIFT), para substituir os F-5M empregados na função. Tem início o projeto / adaptação de projeto do caça de 5ª geração, com a participação de parceiro(s).
  • 2016/2018 - entrega dos sub-lotes remanescentes do primeiro lote de 36 aeronaves, parte das quais substitui os F-5M que acumularam mais horas de voo. É fechada a aquisição de um lote de 24 jatos para LIFT, com capacidade de combate / ataque leve. Avança o projeto da aeronave de 5ª geração.
F-5EM fab
  • 2019/2021 – entrega do segundo lote encomendado de 36 aeronaves, substituindo mais aeronaves F-5M e, conforme a necessidade de baixa de aeronaves A-1 / A-1M com maior número de horas de voo, substituindo também parte dessa frota. Recebem-se os 24 jatos para LIFT / ataque leve, aposentando também os F-5M empregados nessa função. Desta forma, todos os F-5M dariam baixa e a frota da FAB passaria a contar, em 2021 (daqui a 11 anos) com 72 jatos F-X2, 24 treinadores a jato na função LIFT, além dos remanescentes da frota de A-1 / A-1M.
  • 2025 - (daqui a 15 anos) voa o protótipo do F-X3, aeronave de 5ª geração, resultado de um projeto / adaptação de projeto com parceiro internacional.
a-1-flares-3-foto-fab
  • 2027 - um lote de pré-produção de aeronaves F-X3 é produzido, sendo entregue ao primeiro esquadrão operador de F-X2 para avaliação. Os F-X2 disponibilizados por esse esquadrão são realocados, gradualmente, ao(s) último(s) esquadrão(ões) operadore(s) de A-1/A-1M.
  • 2028/2030 – um total de 36 F-X3 é entregue à FAB e o A1-/A-1M é aposentado, de maneira que a Força passa a contar, em 2030 (daqui a 20 anos), com um total aproximado de 108 caças de combate de primeira linha (há que se levar em conta, porém, que haverá uma provável redução, devido ao atrito operacional, na frota de 72 F-X2, o que poderia ser compensado com a produção de um pequeno lote adicional antes do fechamento de sua linha ou, simplesmente, de mais aeronaves F-X3), além de 24 jatos de conversão (LIFT) e ataque leve.
  • Além de 2030: novos lotes de F-X3 seriam produzidos, ampliando a frota e o número de esquadrões de primeira linha da FAB. Uma modernização mais profunda, de meia-vida, começaria a ser aplicada à frota de F-X2, cujos primeiros exemplares entregues estariam atingindo 15 anos de operação.

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